icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 173 | Ano III  7 de abril de 2016

linha.png

>> Institucional

Grupo Assessor prepara o III Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Brasília –  O Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA NBCASP), instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), se reuniu esta semana, na sede do CFC, em Brasília (DF), para dar andamento ao processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), discutir as alterações do Projeto de Lei 229/2009 e tratar do III Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SBCASP).  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comitê Científico registra 526 trabalhos enviados ao 20º CBC

Brasília – O Comitê Científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) recebeu, no prazo de 16 de novembro de 2015 a 30 de março de 2016, o total de 526 trabalhos, oriundos de todos os estados e do Distrito Federal, além do exterior – cinco trabalhos foram enviados por autores de Portugal e um da Colômbia. Compõem o total, 469 trabalhos científicos e 57 técnicos, que foram elaborados de acordo com as nove áreas temáticas.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

VI Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem) é realizada em Curitiba

Curitiba – A VI Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem) foi aberta na manhã de segunda-feira (4), em Curitiba-PR, e vai se estender até a sexta-feira (8). Participaram da abertura o subsecretário substituto de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Leonardo Silveira do Nascimento; a diretora da Escola de Administração Fazendária, Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa; e o presidente do Conselho Regional de Cotabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Sebastião Rigoni de Mello.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

>> Notícias dos CRCs


CRCSP sedia Seminário Abrasca sobre ECF e ECD 

São Paulo –  O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, participou da abertura do Seminário Abrasca sobre o tema "Esclarecendo a ECF e a ECD, seus impactos contábeis e fiscais", realizado na sede do CRCSP, no dia 5 de abril.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCSE: Jucese abre inscrições para Fórum de Capacitação no dia 18/4 

Aracaju –  No dia 18 de abril, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) realizará o terceiro encontro do Fórum Permanente de Capacitação de Registro de Empresas, às 9h, no auditório Iran Batista de Santana, na sede da autarquia, tendo como público-alvo profissionais da contabilidade e auxiliares de empresas da área. Os interessados podem se inscrever gratuitamente.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Espaço do CRCCE na Jucec já realizou mais de 430 atendimentos 

Fortaleza –  O Conselho Regional de Contabilidade está presente na Junta Comercial do Ceará (Jucec) por meio da Sala do Contador, localizada no andar térreo daquele órgão (rua 25 de março, centro), onde vem oferecendo atendimento diário, das 8h30 às 12 horas. Desde a inauguração do espaço, em novembro de 2015, já foram realizados 436 atendimentos diversos, gerando uma média diária de 5,7 solicitações

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

>> Notícias da Mídia em Geral

Mais de 80% das empresas de contabilidade precisam retificar IR dos clientes 

Diário de Pernambuco/Agência Estado –  Os contribuintes que contratam empresas para elaborar o seu Imposto de Renda (IR) também precisam ficar atentos à malha fina do Fisco. Pesquisa da multinacional Wolters Kluwer Prosoft, com 2,1 mil escritórios de contabilidade de todo o País, aponta que 81,1% dessas companhias precisam fazer algum tipo de retificação nos documentos após o envio à Receita Federal.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Prazo para o pagamento da guia de março do eSocial termina nesta quinta-feira (7/4) 

Receita Federal –  O prazo para os empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente à competência do mês de março termina nesta quinta quinta-feira, 7 de abril. O documento reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores referentes aos trabalhadores domésticos. Documentos gerados a partir desta data serão calculados com multa de 0,33%, por dia de atraso

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png