icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 172 | Ano III  1º de abril de 2016

linha.png

>> Institucional


CFC e TSE iniciam tratativa de parceria para eleições 2016

Brasília – No dia 29 de março, o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e o chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eron Pessoa, se reuniram, na sede de CFC, para discutir a retomada da parceria estabelecida entre as entidades em processos eleitorais anteriores. A cooperação deve se concentrar na capacitação dos profissionais da contabilidade que atuarão nas campanhas, dos candidatos e da sociedade em geral, sobre as regras para a realização das prestações de contas e financiamento das eleições.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comitê Científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade recebe mais de 500 trabalhos

Brasília – O prazo para a submissão de trabalhos ao 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, a ser realizado de 11 a 14 de setembro de 2016, no Centro de Eventos do  Ceará, Fortaleza (CE), encerrou-se no dia 30 de março, às 23h59. Mais de 500 trabalhos foram recepcionados pelo Comitê Científico do evento, superando a marca de 402 trabalhos enviados ao 19º CBC, ocorrido em Belém (PA), em 2012.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comunicado: Novo sistema de emissão de Decore inicia-se em maio

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade comunica que, em decorrência de diversas solicitações feitas por profissionais da contabilidade, a implementação do novo sistema eletrônico para emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) será iniciada no dia 16 de maio. A vigência do sistema estava anteriormente prevista para o dia 1º de abril.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CFC, Receita Federal e Fenacon estudam expansão de Autoatendimento Orientado

Brasília – Representantes do Conselho Federal de Contabilidade, da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e da Receita Federal se reuniram, na tarde desta quinta-feira (31/3), para discutir a expansão dos Autoatendimentos Orientados da Receita Federal do Brasil (RFB). O objetivo é que a parceria entre as entidades permita a orientação e os serviços em municípios que não contam com postos da RFB.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Prefeito de Fortaleza (CE) “veste a camisa” do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade 

Fortaleza –  O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, manifestou “todo o apoio que for possível” à realização do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, durante a audiência que concedeu, na quarta-feira (30), ao presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, e à presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCCE), Clara Germana Rocha. O prefeito conheceu a grandeza do evento, que deve atrair 10 mil participantes para Fortaleza, e ficou surpreso com a quantidade e a qualidade das atrações técnicas e culturais programadas.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

>> Notícias dos CRCs


CRCAL: Profissionais contabilistas do interior participaram de ciclo de palestra sobre IRPF e FIA 

Maceió –  Com o período para entrega da declaração de Imposto de Renda se aproximando, o Conselho Regional de Contabilidade realizou, nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, o ciclo de palestras sobre Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Fundo da Infância e Adolescência (FIA). As palestras foram ministradas pela analista-tributária da Receita Federal Adélia Lima de Carvalho Almeida e pela conselheira Cristina Carnaúba Tenório, capacitando 70 profissionais ligados à área contábil.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCTO: Contabilidade de empresas sociais é tema de palestra 

Palmas –  Mais de mil profissionais capacitados somente este ano, com o projeto “CRC na estrada” e duas toneladas de alimentos arrecadadas. Esse saldo positivo foi reforçado na quarta-feira, 30, pelo vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), João Gonçalo dos Santos, durante a abertura de mais um curso realizado pelo CRCTO, em Palmas.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCES, Sescon-ES e associações fazem plantão tira-dúvidas sobre imposto de renda 2016 

Vitória –  O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo (Sescon-ES), em parceria com as Associações Contábeis de Colatina, Linhares, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim realizarão um plantão tira-dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016. Gratuito, o serviço “tira-dúvidas” terá a primeira ação no próximo sábado (dia 2), em Colatina, das 8h30 às 12h, na Praça da Diocese de Colatina.  As outras ações acontecerão no dia 16 de abril, em Linhares, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

>> Notícias da Mídia em Geral

Balanços de empresas brasileiras frustram analistas 

Agência Reuters/Portal Contábeis –  A debilidade econômica e o ambiente político conturbado no país ainda devem pressionar os resultados das companhias brasileiras nos primeiros trimestres de 2016, levando a novas revisões de estimativas, mas projeções já bastante pessimistas e uma base fraca de comparação podem atenuar novas surpresas negativas. A safra de balanços do quarto trimestre mostrou que parcela relevante das empresas listadas do país divulgaram números piores do que as já conservadoras estimativas de analistas e estrategistas do mercado financeiro para o período.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Governos regionais fecham primeiro bimestre no azul com receita sazonal

Jornal DCI –  Apesar de passarem por uma crise financeira, os estados e municípios fecharam o primeiro bimestre no azul, com superávit primário (receitas maior que despesas, sem os juros) em R$ 10,707 bilhões. Diante da escassez de recursos provocada pela recessão, Zulmir Breda, vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), afirma que o primário superavitário dos entes regionais pode ser explicado por questões sazonais

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png