icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 169 | Ano III  18 de março de 2016

>> Institucional

CFC realiza solenidade de posse da nova Diretoria e de conselheiros

Diretoria do CFC para a gestão 2016/2017: (da esq. para a dir.) Sergio Faraco, Luiz Fernando Nóbrega, Aécio Prado Dantas Júnior, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, José Martonio Alves Coelho, Juliana Aparecida Soares Martins, Lucilene Florêncio Viana, Marco Aurélio Cunha de Almeida, Nelson Zafra e Zulmir Ivânio Breda 

Brasília – Eleita para o biênio 2016/2017, a Diretoria do Conselho Federal de Contabilidade – composta pelo presidente, oito vice-presidentes e um representante dos técnicos em contabilidade – tomou posse neste dia 16, em solenidade realizada no teatro Royal Tulip Brasília. A cerimônia também deu posse aos conselheiros eleitos para o período de 2016 a 2019. Cerca de 350 convidados assistiram à assinatura do Termo de Posse, lavrada pelo presidente José Martonio Alves Coelho, em ato simbólico por meio do qual o contador assumiu “o compromisso de bem desempenhar as suas funções e cumprir os deveres estabelecidos na forma da legislação em vigor, especialmente, quanto aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, velando pela defesa da sociedade e pelo desenvolvimento da profissão contábil”.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Exame de suficiência terá mais questões de contabilidade geral

Brasília – No dia 10 de abril, cerca de 50 mil pessoas realizarão a primeira edição do Exame de Suficiência de 2016, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A comissão que elabora a prova anunciou uma série de medidas com o intuito de aprimorar a avaliação dos candidatos. A aprovação no exame é indispensável para a obtenção do Registro Profissional.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Novo portal do CFC entra no ar 

Brasília –  A partir deste dia 18 de março, o site do Conselho Federal de Contabilidade está mudando. De acordo com o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, a construção do novo portal visa, principalmente, dar maior publicidade e transparência às informações do Conselho para a sociedade. Outro fator levado em consideração para a mudança do site do CFC diz respeito à necessidade de se acompanhar as evoluções tecnologias, buscando-se manter os serviços confiáveis, íntegros e disponíveis aos usuários.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) afirma que a contabilidade é indispensável para a defesa da concorrência 

Da esq. para a dir.: Eliseu Martins, José Martonio Alves Coelho, Maria Clara Bugarim, Vinícius de Carvalho e Antoninho Trevisan.

Brasília –  O papel da contabilidade na prevenção de violação de leis concorrenciais pelas organizações foi tema da 17ª edição do projeto Quintas do Saber, realizado no dia 15 de março, pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), no mesmo espaço em que ocorreu o seminário de Gestão e Planejamento do Sistema CFC/CRCs, em Brasília. O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius de Carvalho, fez a palestra. O evento contou com a participação de Eliseu Martins e de Antoninho Trevisan como debatedores do tema.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

GT Confederativo do e-Social discute cronograma de implantação 

Brasília –  O Grupo de Trabalho Confederativo do e-Social (GTC) se reuniu na terça-feira (15), em Brasília, para discutir o cronograma de implantação do projeto e-Social. O prazo inicial para a entrada em vigor é setembro de 2016, e os integrantes do grupo solicitaram prorrogação do prazo. O GTC é formado por representantes do Conselho Federal de Contabilidade, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, entidades do Sistema S, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional da Agricultura, Fenacon,  Sebrae e de empresa de Software e de cooperativas. O objetivo é encontrar a melhor forma para implantação do projeto.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCAL incentiva contribuição de até 6% para projetos sociais 

Maceió –  Uma boa ideia para quem está acostumado a fazer doações, e para quem precisa de um incentivo para começar, é destinar parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) a instituições beneficentes ou projetos culturais. O prazo para o contribuinte exercer este ato do bem vai até 29 de abril deste ano, por ocasião da entrega da declaração do IRPF.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCRS comemora Dia Internacional da Mulher com um talk show sobre os desafios do mercado 

Porto Alegre –  Débora Morsch, especialista em Mercado de Capitais; Eugênio Esber, diretor da Revista Amanhã; e o jornalista Diego Casagrande foram os convidados do talk show que debateu os “Desafios do Mercado Econômico em Cenário de Crise”, em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, realizado pelo Conselho de Contabilidade, em parceria com o Sescon-RS, no dia 8 de março, no Senge-RS, intitulado 3º Fórum Mulheres Movidas por Desafios

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png