icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 165 | Ano III  4 de março de 2016

>> Institucional

linha.png

Programa de Voluntariado da Classe Contábil: Doação pode reduzir imposto devido

Brasília – Doações para projetos culturais, esportivos e para fundos da criança e do adolescente e dos idosos podem ser abatidas do Imposto de Renda. O abatimento para pessoas físicas é de até 6%, se a doação ocorrer até o dia 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração. Porém, ainda é possível apoiar fundos de crianças e adolescentes e abater até 3% do imposto devido ou a restituir ainda este ano, no ato da declaração. Segundo a coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Vânia Labres, o desconto vem em boa hora. “Os fundos desempenham papel importante no apoio de ações voltadas a um público vulnerável. E mesmo sendo menor que para doações ocorridas no ano anterior, 3% é um bom desconto para quem tem imposto a pagar, haja vista a crise que estamos vivendo”. O PVCC conta com cerca de 5 mil profissionais da contabilidade envolvidos em diversas atividades voluntárias, entre elas, o acompanhamento de projetos apoiados pelos fundos e a sensibilização para a criação em estados e municípios que  não os têm.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Vice-presidente Técnico do CFC é eleito coordenador de Operações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Brasília – Os membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em reunião realizada neste dia 4 de março, em São Paulo, elegeram o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, coordenador de Operações do Comitê para os próximos dois anos. Além de Breda, representa o Conselho Federal no CPC a contadora Verônica Souto Maior. Na reunião, houve também apresentações feitas por Amaro Gomes, membro da diretoria do International Accounting Standard Board (Iasb), e por Maria Helena Santana, curadora da Fundação IFRS – International Financial Reporting Standards, sobre os principais temas que estão na agenda do Iasb.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCDF: Cerca de 400 profissionais discutem Diferencial de Alíquota com o CRC e a Fazenda do DF  

Brasília – As mudanças nas regras do recolhimento do ICMS e o processamento do LFE foram temas de palestras promovidas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal nesta quarta-feira (2/3). O evento contou com a presença de cerca de 400 pessoas. Na abertura, o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, comemorou o envolvimento dos profissionais que lotaram o auditório da Faculdade UPIS. O próximo encontro está marcado para o dia 9 de março e, para se inscrever (taxa social), os interessados devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado pelo Conselho do DF a instituições de cunho social

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCAM: Conselho anuncia plantão 'tira-dúvidas' para contribuinte  

Manaus –  Contribuintes que querem tirar dúvidas sobre declaração do Imposto de Renda 2016 terão uma opção de mutirão de orientações em abril. O ‘Plantão Tira-Dúvida’, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ocorrerá aos finais de semana de abril, no Studio 5, zona sul de Manaus. As informações são da vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC no Amazonas, Edna Dinelli.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCPE é recebido por autoridades do estado de Pernambuco 

Recife –  Na sexta-feira, 26, o presidente do CRCPE, contador José Campos, foi recepcionado pelo governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara. O encontro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, localizado no bairro de Santo Antônio, em Recife-PE. Na ocasião, Campos convidou o governador para fazer parte da mesa de honra do prêmio “O Caduceu” – que irá agraciar contadores, entidades de classe e Instituições de Ensino Superior em destaque no cenário pernambucano -, a ser realizado pelo Conselho no próximo dia 10 de março, no Arcádia Paço Alfândega. O ‘Plano de Ação’ do Conselho para, em 2016, beneficiar ainda mais a classe contábil pernambucana, assim como os 70 anos do CRCPE, também foram abordados.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCCE: Zap Leão - Conselho de Contabilidade tira dúvidas sobre IR pelo WhatsApp 

Fortaleza –  O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) disponibiliza, a partir desta terça feira (1), um serviço que tira dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física, pelo aplicativo WhatsApp. O número é o (85) 99763.6209. O atendimento inédito coincide com o início do período de apresentação da declaração à Receita Federal e segue até o fim do prazo, dia 30 de abril

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png