icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 161 | Ano III  19 de fevereiro de 2016

>> Institucional

Anuidade ao CRC pode ser paga com desconto até 28 de fevereiro

Brasília – Até o dia 28 de fevereiro, os profissionais e as organizações contábeis que efetuarem o pagamento da anuidade do exercício de 2016, ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), têm desconto nos valores. O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, explica que o benefício do desconto das anuidades está previsto na Resolução CFC nº 1.491, de 23 de outubro de 2015, que dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos CRCs para este ano.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CFC cumpre Lei de Acesso à Informação  


Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade é uma autarquia de natureza especial e, por isso, está sujeito à Lei de Acesso à Informação (LAI). Em 2012, o CFC criou a Comissão Permanente de Transparência (CPT), responsável por acompanhar, assessorar e coordenar a aplicação da lei em todo o Sistema CFC/CRC. Em 2014, o Sistema colocou no ar o Portal da Transparência do Conselho Federal e de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). A instituição foi a primeira entidade de classe a criar o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), ainda em 2014, para facilitar a solicitação de informações pelo usuário.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Projeto CFC em Um Dia traz a Brasília profissionais de Pernambuco e Goiás  

Brasília –  Por meio do Projeto CFC em Um Dia, realizaram visita à sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF), de quarta (17/2) até sexta-feira (19/2), as contadoras Dorgivânia Arraes e Ana Gabriela Guimarães, ambas do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) e o técnico em contabilidade Miguel Rodrigues de Almeida, delegado do CRC de Goiás em Inhumas. O CFC em um Dia tem por objetivo integrar profissionais dos CRCs de todas as regiões do País ao funcionamento do Conselho Federal. Durante a realização da reunião plenária ordinária, que ocorre uma vez por mês – com exceção dos meses de janeiro e julho –, é feito um sorteio para definir os participantes do mês seguinte.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Programa avalia qualidade do trabalho de auditores independentes  

Brasília – Programa de Revisão Pelos Pares (conhecido pela sigla CRE) é o acompanhamento e controle de qualidade dos trabalhos feitos pelos auditores independentes registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo é melhorar a qualidade dos processos de auditoria. Este ano, 25 pessoas físicas e 123 empresas de auditoria serão revisadas. O programa existe desde 2002 e avalia se os procedimentos adotados pelos auditores durante realização de auditoria seguem as Normas Brasileiras de Contabilidade – emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) -, as normas emitidas pela CVM e as emitidas por órgãos aos quais as empresas e auditores revisados estão sujeitos.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCSP: Fórum esclarece dúvidas sobre novidades no Programa de EPC  

São Paulo –  O CRCSP promoveu o Fórum "Norma de Educação Profissional Continuada - Regras e Procedimentos" em sua sede, no dia 18 de fevereiro de 2016. O objetivo do evento foi apresentar as novidades da NBC PG 12 (R1), que se tornou mais abrangente a partir de 2016.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Receita Federal: Nota sobre a constitucionalidade da Lei Complementar nº 105, de 2001 – acesso a dados bancários pelo Fisco 

Brasília –  Fonte: Receita Federal do Brasil –  A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), nos termos da Nota em anexo, presta informações sobre seu entendimento a respeito da constitucionalidade do art. 6º da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, principalmente no que concerne às consequências para os procedimentos de fiscalização e à cooperação internacional do Brasil em relação a questões tributárias e aduaneiras.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCPI: Contadores marcam presença na segunda apresentação do Piauí Digital 

Teresina –  A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e o Conselho Regional de Contabilidade – CRCPI, reuniram a classe contábil, na tarde deste dia 18, para a segunda apresentação do Projeto Piauí Digital.  O evento aconteceu no Auditório Manoel Cipriano Lira na sede da Faculdade Santo Agostinho. Na ocasião, os contadores puderam conhecer o sistema que chega ao Piauí com o intuito de integrar entidades responsáveis pelo registro de empresas. O Piauí Digital é uma ferramenta de tecnologia da informação que fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png