icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 160 | Ano III  18 de fevereiro de 2016

>> Institucional

CFC abre audiência pública de minuta sobre procedimentos de cassação de registro

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade abriu prazo, a partir do dia 15 de fevereiro, para audiência pública da minuta de resolução que acrescenta dispositivos às Resoluções CFC nº 1.309/10 e nº 1.389/12, referindo-se aos procedimentos de processos administrativos de cassação do exercício profissional, entre outras providências. As sugestões e os comentários ao texto da minuta podem ser enviados ao CFC até o dia 10 de março, por meio do endereço eletrônico ap.nbc@cfc.org.br. A elaboração dessa resolução pelo CFC se deve à edição da Lei nº 12.249/2010, que estabeleceu a penalidade de cassação do exercício profissional decorrente de processos administrativos no âmbito dos Conselhos de Contabilidade.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Regras para contabilidade pública brasileira são debatidas em encontro internacional  

Da esq. para a dir.: Zulmir Ivânio Breda (CFC), Sylvia Tsen (Ifac), Joseph Bryson (Ifac), Idésio Coelho (Ibracon), Marco Aurélio Fuchida (Ibracon) e Antonio Flores (Ifac)

Brasília – A convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) aos padrões internacionais está entre as prioridades do Conselho Federal de Contabilidade para os próximos anos. A Federação Internacional de Contabilidade (Ifac, na sigla em inglês), órgão responsável pela padronização contábil internacional, já emitiu 38 regras para o setor  – das quais, 34 estão vigentes.  O CFC pretende convergir cinco delas ainda este ano. Durante o Compliance Advisory Panel Meeting, realizado no dia 15 de fevereiro, pela Ifac, em San José (Costa Rica), o vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Ivânio Breda, traçou um panorama da convergência das normas brasileiras de contabilidade e apresentou o cronograma aprovado pelo Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA – NBCASP).  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCSE vai realizar o Fórum Sergipano de Perícia Contábil  

Aracaju –  No período que de 24 a 26 de fevereiro, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) realizará o 1º Fórum Sergipano de Perícia Contábil, com abertura no dia 24, a partir das 19h, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) – Praça Fausto Cardoso na capital sergipana. Nos dias 25 e 26, o Fórum segue com as atividades no Quality Hotel. O evento é destinado aos peritos contadores e acadêmicos de Ciências Contábeis do Estado de Sergipe, com grade de renomados palestrantes e grandes expoentes da perícia contábil no Brasil.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCRR: UFRR faz parceria para criar mestrado em contabilidade 

Boa Vista –  O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Roraima (CRCRR) firmou parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outras instituições para fortalecer o setor contábil de Roraima e oferecer cursos de especialização e mestrado profissional em contabilidade. Atualmente, o Estado não possui nenhum curso de mestrado na área de contabilidade.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCMT solicita à Sefaz prorrogação do prazo para entrega da DeSTDA - Simples Nacional 

Cuiabá –  A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Silvia Cavalcante, juntamente com o secretário-adjunto da Receita Pública, Adilson Garcia; o chefe da Unidade de Relação Federativa Fiscais, Último Almeida; o chefe da Unidade Executiva de Receita Pública, Fábio Pimenta; e  equipe técnica se reuniram para discutir sobre a prorrogação do prazo para entrega da DeSTDA. O encontro foi realizado na segunda-feira (15/2), na Secretaria de Estado de Fazenda

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png