icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 153 | Ano II  08 de janeiro de 2016

>> Institucional

CFC elege nova diretoria

Da esquerda para a direita: Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional; Zulmir Ivânio Breda, vice-presidente Técnico; Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente Político-Institucional; Luiz Fernando Nóbrega, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina; Juliana Aparecida Soares Martins, representante dos Técnicos em Contabilidade; José Martonio Alves Coelho, presidente; Lucilene Florêncio Viana, vice-presidente de Controle Interno; Sergio Faraco, vice-presidente Administrativo; Marco Aurélio Cunha de Almeida, vice-presidente de Registro; e Nelson Zafra, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional.

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) elegeu, por unanimidade, nesta quarta-feira (6), a nova diretoria que irá comandar o órgão durante o biênio 2016/2017. Foram empossados os vice-presidentes, coordenadores-adjuntos e um representante dos técnicos em contabilidade. O contador José Martonio Alves Coelho continua na presidência. A eleição da diretoria foi realizada após a posse dos novos conselheiros, eleitos em novembro de 2015. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.pngNovas regras da Educação Profissional Continuada já estão valendo

Brasília – O plenário do Conselho Federal de Contabilidade aprovou, na última reunião plenária de 2015, alterações na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12, que trata da Educação Profissional Continuada (EPC). O objetivo das mudanças foi aprimorar o texto das novas regras, que entraram em vigor no dia 1º de janeiro de 2016

bt-saiba_mais.jpg

linha.png"Declaração negativa" ao Coaf deve ser feita em janeiro

Brasília – Todos os profissionais e organizações contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, conforme previstos na Resolução CFC n.º 1.443/2013, devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo. A "Declaração negativa" ao Coaf pode ser feita durante o mês de janeiro de 2016.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Regras para a emissão do Decore passam a valer no primeiro semestre de 2016 

Brasília –  O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em novembro de 2015, a resolução que altera as regras para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore). Duas das mudanças -  a necessidade de fazer upload no ato da emissão da declaração e a utilização da certificação digital para a emissão do documento - só entrarão em vigor em abril, segundo deliberação do Tribunal Superior de Ética e Disciplina do CFC n.º 029/2015, aprovada no dia 10 de dezembro de 2015.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png