icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 151 | Ano II  15 de dezembro de 2015

Prezado(a) %Subscriber:CustomField59%

linha.png

>> Institucional

Brasília – Todos os profissionais e organizações contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, conforme previstos na Resolução CFC nº 1.445/2013, devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo. A “Declaração negativa” ao Coaf pode ser feita durante o mês de janeiro de 2016.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.pngPlenário do CFC aprova mudanças nas regras do Programa de Educação Profissional Continuada

Brasília – O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade aprovou, em reunião realizada no último dia 10, alterações na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 12, que trata do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). O objetivo das mudanças foi aprimorar o texto das novas regras que passam a vigorar em janeiro de 2016. A Educação Profissional Continuada era obrigatória, até 2015, aos profissionais da contabilidade que têm registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI). A partir de janeiro de 2016, o programa será obrigatório também aos responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis e profissionais que exerçam função de gerência ou chefia no processo de elaboração dessas demonstrações, em empresas sujeitas à contratação de auditoria independente.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Fenacon, Ibracon, FBC e CFC apresentam propostas para projeto de desburocratização do país  

Brasília – A Fenacon, em conjunto com o Ibracon, Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), apresentou, no dia 11/12, as propostas das quatro entidades para a desburocratização do Brasil em termos administrativos, tributários, trabalhistas e judiciais. As propostas foram entregues para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell e para o consultor jurídico e ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, que se propuseram a analisar o documento. Os dois fazem parte da Comissão de Juristas da Desburocratização (CJD), que irá propor legislação atualizada para desburocratizar uma série de processos e possui prazo de 180 dias para apresentar as propostas.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comissão estuda a implantação do novo Sistema de Cadastro e Prestação de Contas 

Brasília –  A modernização do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap) vem sendo discutida, desde 2014, por uma comissão instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Em fase final de trabalho, os membros da Comissão realizaram reunião, nesta segunda-feira (14/12), no CFC, para analisar propostas enviadas por empresas. “Uma segunda reunião será realizada com a mesma finalidade, no dia 1º de fevereiro de 2016, quando deverá ser definido o sistema a ser contratado”, anuncia a coordenadora da comissão, Gardênia Maria Braga de Carvalho.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Presidente do CFC recebe homenagem do Ibracon 

Da esq. para a dir.: Idésio Coelho, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; e Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon

Brasília –  O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, foi homenageado, no dia 11, durante a última reunião ordinária de 2015 do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), em São Paulo. Na placa de homenagem entregue ao presidente do CFC consta o agradecimento pela “inestimável contribuição de sua trajetória à Classe Contábil, que destaca, sobremaneira, a relevância e o fortalecimento da Contabilidade e Auditoria Independente no Brasil”.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Abracicon elege novos acadêmicos; vice-presidente Técnica do CFC é eleita 

Brasília –  A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizou, no dia 9 de dezembro, em assembleia, processo para a eleição de novos acadêmicos. Por aclamação, foram eleitos os seguintes indicados: Eduardo Augusto Rocha Pocetti (SP), Clóvis Belbute Peres (RS), José Antonio de França (DF), Márcia Martins Mendes de Luca (CE) e Verônica Cunha de Souto Maior.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCSE: Café com o Contador 

Aracaju –  Na manhã desta segunda-feira, 14, aconteceu o Café com o Contador, uma parceria do Conselho de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (Sescap) e do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindcont). O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, também participou do evento.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

VI Convenção de Contabilidade do Estado do Pará 

Belém –  O Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA) está realizado, de 14 a 16 de dezembro, a VI Convenção de Contabilidade do Estado, que tem como lema “O profissional de contabilidade diante dos desafios e das oportunidades das novas práticas”. O evento foi aberto, nesta segunda-feira (14), com a solenidade de lançamento da campanha CRCPA de Incentivo à Cultura e ao Esporte. A programação vai até esta quarta-feira (16).

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png