icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 150 | Ano II  11 de dezembro de 2015

>> Institucional

CFC faz homenagem a conselheiros que encerram mandatos

No Plenário do CFC (à frente, da esq. para a dir.), Júlio Ramon Marchiore Teixeira, conselheiro; Alcyr Moreira Fernandes, conselheiro; Maria Clara Cavalcante Bugarim, ex-presidente do CFC; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; Verônica Souto Maior, vice-presidente Técnica; Antonio Miguel Fernandes, conselheiro; e José Eustáquio Giovannini, conselheiro 

Brasília – Na última reunião plenária ordinária de 2015 do Conselho Federal de Contabilidade, realizada no dia 10 de dezembro, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, fez uma homenagem aos conselheiros que estão encerrando os seus mandatos – e não estarão na composição do Plenário da gestão que se inicia em janeiro de 2016. Em momento marcado pela emoção, o presidente agradeceu os conselheiros Alcyr Moreira Fernandes, Verônica Cunha de Souto Maior, Antonio Miguel Fernandes, Júlio Ramon Marchiore Teixeira e José Eustáquio Giovannini pelo trabalho prestado à classe.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.pngRelator do projeto de lei do Novo Código Comercial acata demandas do CFC

Da esq. para a dir.: Zulmir Ivânio Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC; deputado Paes Landim, relator do projeto de lei; (em pé) deputado Laércio Oliveira, presidente da Comissão; e João Altair dos Santos, conselheiro do CFC 

Brasília – A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), realizou a 16ª edição do projeto Quintas do Saber, na quarta-feira (9/12), em Brasília. O tema do encontro foi o Novo Código Comercial, em discussão na Câmara dos Deputados. Foram convidados o presidente da Comissão Especial para Análise do Código, deputado Laércio Oliveira, e o relator do projeto, deputado Paes Landim. Durante o encontro, o CFC entregou suas contribuições ao novo Código. O relator, Paes Landim, acatou, de imediato, algumas das sugestões do CFC, como a que reconhece o órgão como normatizador da contabilidade no País.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Constituição do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis é discutida em reunião  

Brasília – A Comissão de Estudo sobre o Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis do Sistema CFC/CRCs, instituída pela Portaria do Conselho Federal de Contabilidade n° 127, de 19 de novembro de 2015, realizou, no dia 9 de dezembro, a primeira reunião com todos os membros: Sandra Maria Batista (coordenadora), Silvia Mara Leite Cavalcante (MT), Lilian Prado Caldeira (MG), Grace Scherer Gehling (RS), Marcelo Daia Barreto (DF) e Paulo Cordeiro de Melo (SP).  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Regras para emissão de Decore passam a valer em janeiro 

Brasília –  O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em novembro, resolução alterando regras para emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore). Duas das mudanças – a necessidade de fazer upload no ato de emissão da declaração e a utilização da certificação digital para a emissão do documento – só entrarão em vigor em abril, segundo deliberação do Tribunal Superior de Ética e Disciplina do CFC nº 029/2015, aprovada nesta quinta-feira (10/12).

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Vice-presidente do Glenif apresenta trabalho do Grupo ao Plenário 

Brasília –  O trabalho atual realizado pelo Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) foi apresentado ao Plenário do Conselho Federal de Contabilidade, no dia 10, por Eduardo Pocetti, vice-presidente do Glenif. Indicado pelo CFC para a diretoria do Grupo, ele tomou posse em setembro, quando se iniciou a gestão 2015-2017, presidida pelo mexicano Felipe Perez Cervantes.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Gestão 2014/2015: Retrospectiva da gestão comandada por José Martonio Alves Coelho no CFC 

Brasília –  Conheça a retrospectiva dos momentos e fatos importantes que marcaram os dois anos da gestão do contador José Martonio Alves Coelho à frente do Conselho Federal de Contabilidade. Clique em Saiba Mais e assista ao vídeo.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png