icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 146 | Ano II  25 de novembro de 2015

>> Institucional

Comprovação de rendimentos de pessoas físicas terá maior segurança

Brasília – A partir de janeiro de 2016, a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) ficará mais confiável. O documento é utilizado por profissionais para comprovação de renda na hora de abrir conta em banco, solicitar financiamentos e outras formas de crédito. A novidade está na Resolução nº 1492/2015, que altera a forma de emissão da Declaração, e foi publicada no dia 23 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Conselho Federal de Contabilidade. Com a medida, o profissional da contabilidade deverá fazer o upload dos documentos que comprovem o rendimento aferido na declaração na hora da emissão da Decore. “Agora, além de a gestão desses documentos ser mais simples para os profissionais da contabilidade, a declaração será mais confiável, visto que os comprovantes que a embasam serão de conhecimento público mais rapidamente”, afirma o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luiz Fernando Nóbrega.

bt-saiba_mais.jpg

linha.pngPlenário do CFC altera Resolução sobre o Contrato de Prestação de Serviços (Distrato)

Brasília – O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade aprovou, em reunião realizada no mês de outubro, a Resolução n.º 1493/2015, que altera a Resolução nº 987/2003 e dispõe sobre a obrigatoriedade do Contrato de Prestação de Serviços (Distrato). A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de novembro. Segundo a Resolução, no Distrato de Prestação de Serviços Profissionais e Transferência de Responsabilidade Técnica deve constar a responsabilidade do cliente em recepcionar seus documentos que estejam de posse do antigo responsável técnico.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Modernização facilitará a vida dos profissionais da contabilidade  

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está trabalhando na modernização dos sistemas de suas atividades-fins. Fiscalização, Registro e Educação Profissional Continuada passarão a contar com sistemas integrados entre o CFC e todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O objetivo é qualificar e dar celeridade aos processos, além de contemplar os avanços ocorridos nos últimos anos nessas áreas.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Sindireceita visita o CFC e propõe parceria  

Brasília – Uma parceria entre os Conselhos de Contabilidade e o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) foi o tema da reunião, realizada no dia 20, na sede do CFC, entre a presidente do Sindireceita, Silvia Helena de Alencar Felismino; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCAM realiza o I Fórum das Jovens Lideranças Contábeis 

Manaus – Será realizado,  no dia 27 de novembro,  no Manaus Plaza Centro de Convenções, o I Fórum das Jovens Lideranças Contábeis do Amazonas. O evento, que espera receber mais mil pessoas entre profissionais, estudantes e visitantes, contará com a presença de renomados profissionais do cenário contábil atual. O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, será representado, no evento, pela vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Academia Sergipana de Ciências Contábeis realiza solenidade de posse e homenagens

Aracaju –  A Academia Sergipana de Ciências Contábeis realizou neste dia 24 de novembro, às 19 horas, no auditório do Sebrae, em Aracaju, a solenidade de entrega do título de Acadêmico Correspondente a Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); e a José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC. A solenidade foi conduzida por Maria Salete Barreto Leite, presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, e contou com a presença, entre outras autoridades, de Ângela Andrade Dantas Mendonça, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), e de Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png