icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 145 | Ano II  20 de novembro de 2015

>> Institucional

Parceria reforça papel da contabilidade no combate à lavagem de dinheiro

  

Da esquerda para a direita: o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Luís Fernando Nóbrega; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; e o presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) prorrogaram por mais dois anos o Acordo de Cooperação Técnica para troca de informações sobre profissionais e organizações contábeis obrigados a emitir a Declaração Anual Negativa ao Coaf. “A parceria tem se mostrado muito profícua. Nesses dois anos, mais que o compartilhamento das informações, fizemos uma parceria para elucidar os profissionais sobre o papel relevante que eles desempenham no enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro”, disse o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, durante a assinatura do termo aditivo da cooperação técnica.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Obrigatoriedade da Declaração de Planejamento Tributário ainda preocupa

Brasília – Durante workshop sobre a Medida Provisória 685/2015, realizado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nesta quinta-feira (19), o conselheiro e especialista em direito tributário, João Alfredo de Souza Ramos, afirmou que a não obrigatoriedade de informar a Declaração de Planejamento Tributário (Deplat) deve ser vetada pela presidente da República. Ramos acredita que o acordo entre o Brasil e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD) garante a justificativa para o veto. Ele também acredita que a medida entrará em vigor independente da necessidade de regulamentação, como prevê o texto aprovado na Câmara.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Profissional manifesta satisfação com o sistema utilizado na eleição dos Conselhos Regionais de Contabilidade  

Brasília – Nos dias 17 e 18 de novembro, o Conselho Federal de Contabilidade, por meio de uma Comissão Eleitoral, conduziu o pleito para a escolha de conselheiros para os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do Brasil. De acordo com vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Dantas Júnior, “o sistema eleitoral contratado pelo CFC, para votação exclusivamente por meio eletrônico, funcionou em perfeitas condições, garantindo a normalidade do processo”. A funcionalidade e a segurança do sistema eleitoral foram elogiadas por alguns profissionais da contabilidade, que enviaram emails ao CFC manifestando satisfação com a eleição. Com a autorização do autor, reproduzimos o email enviado por Rubens Pereira de Carvalho.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comissão do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap) realiza reunião no CFC  

Brasília – Os membros da comissão constituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para apresentar proposta de atualização e modernização do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap) reuniram-se, no dia 18 de novembro, no CFC, em Brasília-DF. Os principais temas da pauta da reunião foram a análise do Termo de Referência (TR) para a contratação de empresa para a atualização do Sistema Sicap e a revisão do cronograma de execução do Sistema.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Projeto CFC em Um Dia realiza edição de novembro 

Brasília – O projeto CFC em Um Dia trouxe a Brasília (DF), de 18 a 20 de novembro, os participantes Carlos Augusto Frota Sodré, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA); Ana Conceição Crisanto de Almeida, funcionária do CRC da Paraíba (CRCPB); e Hosana Carmo de Moraes Santos, delegada do CRC de Sergipe (CRCSE) em Itabaiana. Os participantes do projeto são escolhidos por sorteio, durante a reunião plenária do CFC do mês anterior.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCRS participa do lançamento do site da campanha do governo estadual "Escolha o Destino"

Porto Alegre –  O governo do Rio Grande do Sul, em cerimônia realizada no Palácio do Piratini, em 17 de novembro, lançou o site da campanha “Escolha o Destino” (www.escolhaodestino.rs.gov.br), local onde estão todas as orientações e esclarecimentos aos contribuintes sobre como efetuar as suas doações aos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso, mediante a destinação de parte de seu imposto de renda a pagar. O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, foi convidado a manifestar-se em nome das entidades parceiras da campanha. Na oportunidade, enfatizou a necessidade de sensibilizar os contribuintes sobre a importância dessas doações, como forma de incentivar o desenvolvimento de projetos sociais do nosso Estado. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png