icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 139 | Ano II  3 de novembro de 2015

>> Institucional  

linha.png

Minutas de Interpretações Técnicas Gerais, voltadas às cooperativas, estão em audiência pública  

Brasília – As minutas da Interpretação Técnica Geral (ITG) 14 – Quotas de Cooperados em Entidades Cooperativas e Instrumentos Similares e da ITG 2004 – Entidade Cooperativa foram disponibilizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, no dia 26 de outubro, para audiência pública. As sugestões podem ser enviadas ao CFC – pelo email ap.nbc@cfc.org.br –, até o dia 26 de novembro. Na reunião plenária do Conselho Federal, realizada no dia 23 de outubro, a vice-presidente Técnica, Verônica Souto Maior, apresentou aos conselheiros um retrospecto sobre as complexas circunstâncias que envolveram a elaboração dessas novas ITGs.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comissão do CFC discute aplicação do Plano de Contas do Setor Público  

Membros da Comissão; ao centro, a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana (a terceira, da direita para a esquerda)

Brasília – A Comissão de Revisão do Manual de Contabilidade esteve reunida, nos dias 28 e 29, na sede do CFC, em Brasília (DF) para avaliar e discutir, entre outros assuntos, o detalhamento do Plano de Contas a ser utilizado pelo Sistema CFC/CRCs para efetivação da estrutura básica de escrituração contábil. Para a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana, “a discussão sobre esse tema é fundamental para uniformizar as práticas contábeis na área pública".  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Grupo Confederativo aponta avanços no leiaute do eSocial  

Brasília –  O Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial (GTC) se reuniu no dia 28, no Conselho Federal de Contabilidade, para discutir os avanços ocorridos nos grupos que discutem as diversas frentes de implantação do eSocial. Entre os destaques apontados estão as alterações nas tabelas relacionadas ao grupo de Saúde e Segurança do Trabalho.  O GTC se reúne mensalmente e é composto por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Previdência Social, da Caixa Econômica Federal, do CFC, do Sistema S, da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional do Comércio, da Confederação Nacional da Agricultura, da Fenacon, de cooperativas, do Sebrae e de empresas de Software.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

XII Seminário Internacional CPC debaterá provisionamento dos ativos financeiros 

São Paulo – A Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) realiza, em 9 de novembro, das 8 às 18 horas, o XII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais, no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). O objetivo do XII Seminário Internacional Comitê de Pronunciamentos Contábeis é proporcionar visão do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e a agenda do IASB (International Accounting Standards Board) e do CPC.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCMT realiza a 10ª Convenção Mato-Grossense de Contabilidade

Na mesa da solenidade de abertura da 10ª Convenção: (da esq. para a dir.) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a presidente do CRCMT, Silvia Mara Leite Cavalcante; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler; e o secretário de Fazenda do Estado, Paulo Brustolin

Cuiabá – O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) deu início, na noite do dia 29, à 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade no Hotel Fazenda Mato Grosso, com sucesso de público. Centenas de estudantes, contabilistas, representantes dos conselhos regionais e autoridades políticas se reuniram para o maior encontro estadual da categoria contábil. O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, participou da solenidade de abertura. O evento ocorreu até o dia 31 de outubro. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCRS: 3º Encontro de Peritos Contábeis atrai grande público

Porto Alegre – Presença maciça de profissionais da contabilidade marcou a abertura do 3º Encontro de Peritos Contábeis, promovido pela Comissão de Estudos de Perícia Contábeis, que se realizou, em 16 de outubro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS). Mais de cem profissionais da contabilidade participaram durante todo o dia do evento, assistindo às palestras que trataram da importância da perícia contábil nos escritórios de advocacia, das mudanças do Código de Processo Civil, do perito contábil como um profissional em constante aprendizado e evolução e do trabalho de perito no processo judicial eletrônico.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

linha.png

rodape.png