icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 138 | Ano II  27 de outubro de 2015

>> Institucional 


CFC realiza o X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do curso de Ciências Contábeis  

Participantes da décima edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, durante a solenidade de abertura

Belo Horizonte – Teve início nesta segunda-feira, 26 de outubro, o X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (X ENCPCCC), com a presença de cerca de 180 participantes. Promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), organizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), o evento está sendo realizado na cidade de Belo Horizonte. O X ENCPCCC tem por objetivo aproximar o sistema CFC/CRC’s da realidade das Instituições de Ensino Superior, discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão e debater os principais desafios dos cursos em Ciências Contábeis. A programação do evento termina no final da tarde deste dia 27.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Plenário do CFC aprova atualizações em 18 Normas Brasileiras de Contabilidade  

Brasília – Durante a reunião plenária de outubro, realizada no dia 23, os conselheiros do CFC aprovaram alterações em 18 Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs). A publicação dos novos textos das NBCs, no Diário Oficial da União (DOU), vai ocorrer nos próximos dias. De acordo com a vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, a atualização do conjunto de NBCs foi requerida pelo documento de Revisão nº 8 emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CFC aprova Orientação Técnica para Micro e Pequenas Empresas  

Brasília –  O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade aprovou, no dia 23, a Orientação Técnica Geral (OTG) 1000, que trata do modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte e é uma explicação para a ITG 1000. O texto aprovado pelo Plenário esclarece sobre lançamentos contábeis diários e mensais, mensuração e critério de avaliação de estoques, reconhecimento proporcional das receitas de serviços prestados, demonstrações contábeis comparadas e traz exemplos de notas explicativas. A OTG será divulgada nos próximos dias.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Projeto Quintas do Saber debate a Declaração de Planejamento Tributário  

Da esq. para a dir.: José Martonio Alves Coelho, Fernando Mombelli (palestrante), Cristiane Coelho (palestrante), Maria Clara Bugarim, Verônica Souto Maior (mediadora do debate), Jules Pereira Queiroz e Silva (palestrante) e Everardo Maciel (palestrante).

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu, no dia 22, a 15ª edição do projeto Quintas do Saber, realizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o CFC e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O tema foi o Artigo 7º da Medida Provisória (MP) 685/2015. A vice-presidente Técnica do CFC e mediadora do debate, Verônica Souto Maior, iniciou o evento fazendo uma contextualização sobre o tema, para que os participantes pudessem acompanhar os principais pontos do debate. Em seguida, falaram Cristiane Coelho, Jules Pereira Queiroz e Silva, Everardo Maciel e Fernando Mombelli.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

IV Secofem: Cuiabá (MT) recebe capacitação em contabilidade pública 

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam a IV Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), de 9 a 13 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo é aperfeiçoar e atualizar o conhecimento de profissionais da contabilidade que atuam no setor público, gestores municipais, estaduais e de tribunais de contas envolvidos em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal. As inscrições estão abertas.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Representante do CFC no IAASB apresenta trabalho realizado sobre auditoria mundial

Brasília – O  Plenário do CFC recebeu, no dia 23 de outubro, durante a reunião plenária,  o representante do CFC no International Auditing and  Assurance Standards Board (IAASB),  Valdir Coscodai. O auditor fez uma explanação, aos conselheiros do CFC, sobre o trabalho que vem desenvolvendo no organismo internacional. Ao final da apresentação, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, parabenizou o auditor pela atuação e disse que “é muito gratificante saber da satisfação dos organismos internacionais pelo profissionalismo e dedicação dos profissionais brasileiros, que contribuem para o desenvolvimento da contabilidade mundial”. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCES: Evento destaca os desafios e as novidades na área de gestão

Vitória – Administrar uma empresa, seja em qualquer área, requer atenção, responsabilidade e atualização diária. Por isso, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo – CRCES e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo – SESCON-ES vão realizar o I Seminário de Gestão da Profissão Contábil, no dia 19 de novembro.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCPR: Fórum discutirá, no dia 29, relações trabalhistas nos escritórios contábeis

Curitiba – Tão complexas e desafiadoras, as relações trabalhistas ocupam cada dia mais espaço na rotina de trabalho dos contabilistas, seja tratando de questões relacionadas a seus clientes, seja na gestão estratégica de seus próprios escritórios e empresas de contabilidade. Essa crescente demanda levou o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) a conceber o 1º Fórum de Relações do Trabalho, que acontece no dia 29 de outubro, das 8h15 às 17h, em Curitiba.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCSE: II Seminário sobre Sped e Contabilidade discute inovações para a profissão

Aracaju – Nos dias 19 e 20 de outubro, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) realizou o II Seminário sobre Sped e Contabilidade e Encontro dos Estudantes e Profissionais de Ciências Contábeis, com o tema ‘Contabilidade: Inovação e Transparência’. O evento, que aconteceu no Clube do Banco do Estado de Sergipe (Banese), reuniu, entre estudantes e profissionais de Sergipe e de outros estados, mais de trezentas pessoas durante os dois dias de aperfeiçoamento e busca de conhecimento.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

rodape.png