icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 136 | Ano II  20 de outubro de 2015

>> Institucional 


Conselhos Regionais de Contabilidade realizam eleições em novembro

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está organizando a maior eleição do Sistema CFC/CRCs já realizada. Nos dias 17 e 18 de novembro, mais de 520 mil profissionais devem participar do processo que escolherá um terço dos integrantes dos plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os Estados e do Distrito Federal. O voto é obrigatório para todos os profissionais da contabilidade e facultado aos maiores de 70 anos. Para votar é preciso estar em situação regular com o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, quanto a débitos de qualquer natureza.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Declaração de Planejamento Tributário é tema de painel do Projeto Quintas do Saber  

Brasília – A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) vai realizar, na próxima quinta-feira (22), na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF), a 15ª edição do Projeto Quintas do Saber, que terá como tema “Planejamento Tributário e a obrigatoriedade de informação à Receita Federal do Brasil – Art. 7º da MP 685/15”. As inscrições estão abertas e são gratuitas.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Contabilidade brasileira em destaque: CFC recebe visitas de delegações internacionais  

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu, nos dias 14 e 15, uma delegação do Instituto Nacional de Contadores Públicos da Colômbia (INCP). Nestes dias 19 de 20, o CFC está recebendo um grupo da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (Ocam). Os grupos vieram conhecer o funcionamento do CFC e buscar informações sobre formas de aproximação entre as instituições. Em julho, o Conselho recebeu representantes da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc).  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

XXIX Convenção de Santa Catarina (Contesc): abertura é prestigiada por lideranças e autoridades  

Da esq. para a dir.: Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC; Vitória Maria da Silva, presidente do CRCRJ; Sergio Faraco, conselheiro federal e coordenador da XXIX Contesc; Juarez Carneiro, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; Gelson Merísio, presidente da Assembleia Legislativa de SC; Raimundo Colombo, governador do Estado de SC; Adilson Cordeiro, presidente do CRCSC; Carlos Chiodini, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de SC; Tadeu Oneda, presidente da Fecontesc; Glauco Corte, presidente da Fiesc (Federação das Indústrias de SC); e Nélio Herzmann, presidente da Academia Catarinense de Ciências Contábeis.

Florianópolis – A solenidade de abertura da XXIX Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc) iniciou, no dia 14, com a voz de Rubens Daniel, cantor do Sul do Estado, interpretando o Hino Nacional e o Hino de Santa Catarina. No palco, estavam várias autoridades e lideranças da classe contábil, que falaram para uma plateia de mais de 900 profissionais. O governador do estado, Raimundo Colombo, prestigiou o evento. Também fizeram uso da palavra o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio; o senador Paulo Bauer; e, entre outras autoridades, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCPB: Campina Grande sediará Convenção Paraibana de Contabilidade 

João Pessoa – A cidade de Campina Grande sediará, entre os dias 25 e 27 de outubro, a 5ª Convenção Paraibana de Contabilidade. O evento contará com palestras, fóruns, exposições, mini-cursos e seminários, que ocorrerão nos auditórios do Hotel Garden, simultâneos ao 2º Colóquio de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e ao 7º Encontro Paraibano da Mulher Contabilista. A Convenção é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCMT: Transparência nas contas públicas é destaque em Convenção de Contabilidade

Cuiabá – O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) realiza, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, o maior evento da área contábil do Estado. Dois eventos serão realizados simultaneamente – a 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade e o 5° Fórum de Contabilidade Pública, que vão levantar questões importantes para a profissão, repleta de desafios pelas constantes mudanças na legislação e pela necessidade cada vez maior de transparência nas contas públicas. Neste ano, a convenção traz o tema “Profissional Contábil: atualizar para evoluir com enfoque nas mudanças de legislação e aplicativos”. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

rodape.png