icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 135 | Ano II  14 de outubro de 2015

>> Institucional 


Mês de outubro concentra realização de cinco Convenções Estaduais de Contabilidade 

Público participante da Convenção de Santa Catarina (Contesc) em 2013; hoje (14) começa a edição de 2015

Brasília – As convenções estaduais de contabilidade são eventos promovidos pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) com o intuito de debater temas relevantes para a profissão.  Em geral, são realizadas a cada dois anos e promovem a atualização e o aperfeiçoamento profissional, além de aproximação dos colegas. “Os congressos, de uma maneira geral, são os eventos mais importantes de uma classe, por isso, em via de regra, não ocorrem todos os anos. O Congresso Brasileiro de Contabilidade, maior evento da classe contábil brasileira, por exemplo, é realizado de quatro em quatro anos, sendo que a próxima edição será em setembro de 2016, em Fortaleza”, conta o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda. Este ano, sete estados já realizaram convenções. Neste mês de outubro, acontecem as de Santa Catariana (de 14 a 16), Rio de Janeiro (de 22 a 24), Paraíba (de 25 a 27), Pará (de 29 a 31) e Mato Grosso (de 29 a 31).

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Divulgados os resultados de recursos do Exame de Qualificação Técnica  

Brasília – Foram publicados no dia 13/10, no Diário Oficial da União (DOU), os resultados dos recursos, em primeira instância, das provas dissertativas, que foram apresentados por candidatos que realizaram as provas do Exame de Qualificação Técnica (EQT). Dos 176 pedidos de recurso, 39 foram acolhidos. Os interessados em recorrer à segunda e última instância devem fazê-lo a partir de hoje (14) até domingo (18). O EQT é o exame de certificação exigido de auditores independentes que querem atuar no mercado regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para 2016, além da inclusão de uma nova prova, o Exame de Qualificação Técnica também passa por mudanças na abordagem dos temas.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCCE fará Semana de Conciliação para facilitar a quitação de débitos  

Fortaleza – O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) fará, de 19 a 23 deste mês, a Semana de Conciliação, para facilitar a quitação de débitos ajuizados na Justiça Federal. A Semana será realizada no fórum da Justiça Federal, na praça Murilo Borges, no Centro, com atendimento das 13 às 17 horas. Os detalhes da operação foram acertados na segunda-feira (5/10), numa reunião entre a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha; a procuradora jurídica do Conselho, Elizabeth Coelho; e o juiz coordenador da Conciliação no Ceará, Dartanhan Vercingetórix.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCRJ realiza seminário itinerante de Contabilidade no Setor Público  

Rio de Janeiro – Profissionais da contabilidade da área pública do Rio de Janeiro participarão, nos dias 15 e 16 de outubro de 2015, no Auditório da Defesa Civil, em Angra dos Reis (RJ), do Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor  Público (NBC T 16). O evento abordará as palestras “Do Contabilês ao Português: entendendo a informação contábil” e “A Contabilidade na Prática Municipal” e o curso “Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público”.   

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

XXIX Contesc: ministro Gilmar Mendes participa do evento em Santa Catarina  

Florianópolis – De hoje (14) ao dia 16 de outubro, ocorre a XXIX Contesc – Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina, que deverá reunir cerca de 1,2 mil profissionais de Contabilidade, estudantes, professores e interessados em se atualizar com os temas da profissão. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, irá participar da solenidade de abertura. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes fará uma apresentação no último dia do evento (16) e abordará os trâmites do Tribunal Superior Eleitoral, além do momento atual do país.  

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCAM realiza o X Fórum da Mulher Contabilista

Manaus – Será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Manaus Plaza Centro de Convenções, o X Fórum da Mulher Contabilista. Com o tema “Mulheres modernas no cenário Empreendedor, Social e Político”, o evento espera receber cerca de 300 participantes entre profissionais e estudantes. A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e controladora-geral de Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, fará a palestra magna sobre o tema do Fórum. O X Fórum, que é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas, conta com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

rodape.png