icon redes sociais

logo CFC

CFC Informa

Informativo online do Conselho Federal de Contabilidade | nº 127 | Ano II  8 de setembro de 2015

>> Institucional 
 

Entrevista: Presidente do CFC fala sobre a organização do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade  

Brasília – O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, é também presidente da Comissão Organizadora do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que será realizado de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE). Esta edição do Congresso vai ocorrer no Centro de Eventos do Ceará – o maior da América Latina – e irá receber o público recorde de oito mil participantes. As inscrições para o 20º CBC começaram no dia 5 de maio deste ano e, em menos de quatro meses, já se esgotou o primeiro lote disponível, com duas mil vagas. No fim do mês de agosto, o segundo lote de inscrições, com cinco mil vagas, já começou a ser vendido. O terceiro lote, quando for aberto, disponibilizará mil vagas. Nesta entrevista, Martonio Coelho fala sobre os preparativos da 20ª edição do CBC, evento que promete trazer, à história dos Congressos Brasileiros de Contabilidade, uma nova dimensão.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CFC aprimora Exame de Qualificação Técnica (EQT)

Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, no dia 2 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU), a revisão da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PA) 13, que trata do Exame de Qualificação Técnica (EQT). Como já ocorre com os contadores interessados em atuar como auditores independentes nas instituições reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Banco Central do Brasil, os que pretendem trabalhar com o mercado regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) terão uma prova separada dos interessados em atuar em entidades em geral. O objetivo é simplificar o Exame para os auditores que não atuam em empresas do mercado regulado. 

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

ITG 2002: CFC publica mudanças na contabilidade do Terceiro Setor  

Brasília – A revisão da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002 – Entidade sem finalidade de lucros, norma que regulamenta a contabilidade das entidades do Terceiro Setor, foi publicada pelo CFC, no dia 2 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, as alterações realizadas na ITG 2002 têm como objetivo melhor esclarecer sobre o tratamento contábil que deve ser dispensado às subvenções e ao trabalho voluntário

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Belo Horizonte (MG) vai receber o X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis 

Brasília – A décima edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC), a ser realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, em Belo Horizonte (MG), irá reunir cerca de 400 profissionais que atuam nas Instituições de Ensino Superior do País (IES). Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, “o encontro visa proporcionar importantes debates sobre a qualidade de ensino superior e as tendências da profissão contábil no Brasil”

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

Comissão se reúne no CRCSP para atualizar Resolução sobre o combate à lavagem de dinheiro 

São Paulo – A comissão do CFC para capacitação e acompanhamento dos procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis, para o cumprimento da Resolução CFC n.º 1.445/2013, reuniu-se na sede do CRCSP, em 1º de setembro. O encontro teve como objetivo promover a atualização na resolução, que regulamenta o cumprimento, por parte dos profissionais da contabilidade, da Lei n.º 9.613/98, também conhecida como “Lei de Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro”.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

E-SIC é tema de reunião entre CFC e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 

Brasília – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) participou, no dia 3 de setembro, de reunião com a equipe do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela adaptação do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) à realidade do Sistema CFC/CRCs. Na ocasião, foram demonstrados os benefícios e as funcionalidades do sistema após a aquisição.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCRS: Projeto Jovens Lideranças Contábeis é destaque da Convenção 

Bento Gonçalves – Na XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizada de 26 a 28 de agosto, em Bento Gonçalves, cerca de um terço do número total de participantes – 1.700 – foram estudantes de Ciências Contábeis e jovens profissionais da área. “Esse número expressivo de estudantes e de jovens profissionais da contabilidade deu-se pelo trabalho incisivo do CRC Jovem do RS e pela divulgação que foi feita em todo o Brasil”, afirma Priscila Camila Gheno Propp, representante da região Sul na Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do CFC, referindo-se ao trabalho realizado pela Comissão Regional do Projeto.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCPE: parceria lança 1º Espaço do Contador de Pernambuco 

Recife – O CRCPE inaugurou no dia 31 de agosto, juntamente com o Sescap-PE, o primeiro Espaço do Contador de Pernambuco. A iniciativa tem como parceira a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e objetiva simplificar e facilitar a vida dos profissionais da contabilidade, empresários e futuros empreendedores do estado, oferecendo atendimento acerca de todas as necessidades em Títulos e Documentos, Notificações, Certidões de Pessoas Jurídicas, entre outros.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCES: Profissionais da área pública participam do Sincaesp-ES 

Vitória – Nos dias 27 e 28 de agosto, 65 profissionais participaram do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor público (Sincaesp-ES), que foi realizado com o objetivo de promover atualização sobre temas importantes para o setor público. Durante a solenidade de abertura do evento, fizeram parte da mesa de honra o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCES, Antônio Carlos Rocha, que representou, no ato, o presidente do CRCES, Carlos Barcellos Damasceno; o coordenador nacional do Sincasp, professor Jorge Lopes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Domingos Augusto Taufner;  o deputado estadual Rodrigo Coelho do Carmo; e o secretário de Controle e Transparência do Estado do ES, Marcelo Zenkimer.

bt-saiba_mais.jpg

linha.png

CRCGO: XI Convenção de Contabilidade de Goiás 

Goiânia – A Convenção de Contabilidade de Goiás é o maior evento da classe contábil goiana. Promovida pelo CRCGO, com apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade, tem como objetivo abordar temas de relevância para os profissionais e acadêmicos da contabilidade do Estado e do País, desenvolvidos por palestrantes com comprovado conhecimento na área. O encontro ocorre no Centro de Convenções de Goiânia, nos dias 17 e 18 de setembro, com temas que vão desde o reconhecimento de receita, passando pelo marketing contábil, até empreendedorismo e gestão.

bt-saiba_mais.jpg

 linha.png

rodape.png